top of page

Como chegamos ao aparelho invisível?

Conheça um pouco da jornada ortodôntica até os dias atuais.

aparelho invisivel site copiar.jpg

Primeiramente, uma das coisas que a maioria das pessoas não sabe, é que quando os dentes ficam desalinhados, causando desarmonia no sorriso, também dificultam a higiene bucal, possibilitando a proliferação mais fácil de bactérias, o aumento de cáries, o mau hálito e outras doenças periodontais. Por esse motivo quando necessário, os aparelhos ortodônticos são fundamentais, pois deixam sua saúde e seu sorriso, lindos.

primeira ponte dentária (1).jpg

Antes de tudo precisamos lembrar que o primeiro registro de algo relacionado a um aparelho ortodôntico, estranhamente foi feito por arqueólogos, que encontraram uma múmia no Egito com aproximadamente de 3.000 anos de idade. O que espantou os pesquisadores foi que havia uma espécie de aparelho, um fio de metal que prendia seus dentes mais tortos.

Também podemos dizer que na Grécia antiga, se começaram os estudos de maneiras sobre cuidar e desentortar os dentes, mas foi o fisiologista romano Aurelius Cornelius Celsus quem deu o primeiro passo ao criar uma técnica de pressão digital manual para corrigir dentes no século 1 a.C.

Só quase 2 mil anos após a técnica de Aurelius, mais precisamente em 1728, tivemos o primeiro registro sobre aparelhos ortodôntico, com o dentista francês Pierre Fauchard, que desenvolveu o que chamaram de bandô (escrito bandeau) feito de metal e em forma semelhante à de uma ferradura de cavalo, e era feito inteiramente de metal duro com uma tira extensora. O principal objetivo desse “dispositivo” era expandir a arcada dentária, arranjando espaço para acomodar os “dentes encavalados” (e até onde se sabe, foi nessa época que essa expressão surgiu).

Após tudo isso e resumidamente, um francês chamado Gaston Delabarre inventou o fio metálico que é fixado entre os dentes para corrigi-los, criando assim o primeiro esboço dos aparelhos de aço modernos que, até hoje são populares.

aparelho ortodontico antigo.jpg

O que é Ortodontia?

aparelho ortodontico antigo.png

Apesar de toda essa história gigante que resumimos para você entender, foi apenas em 1841 que todo esse conjunto de técnicas e tratamento ganhou um nome. O termo ortodontia surgiu com o francês Joachim Lefoulon e era usado para se referir às “deformidades congênitas e acidentais da boca”. E após quase 50 anos, um doutor norte-americano chamado Edward Angle (Considerado o pai da ortodontia moderna) começa a inventar aparelhos a partir de 1890, utilizando metal pesado e outros itens da metalurgia (e ele foi aperfeiçoando modelos com o passar dos tempos). Em 1950 surgiu o tipo metálico e fixo como conhecemos atualmente, e vinte anos depois novas técnicas permitiram que os bráquetes fossem colados nos dentes.

Então, explicando de forma mais técnica, a Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais, trabalhando na correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares, caso eles estejam posicionados de forma inadequada.

Quando os aparelhos ficaram invisíveis?

aparelho ortodontico invisivel e de metal.jpg

Bom, já existiram diversos tipos de aparelhos ortodônticos super desconfortáveis. Inclusive ainda existem e se você conhece alguém que usa, basta perguntar se gosta, se a pessoa se sente à vontade para comer na rua, entre outras questões desconfortáveis. Na grande maioria das vezes a resposta será que “preferiria não estar usando.” E nos dias de hoje temos uma alternativa bem revolucionaria que, literalmente não dá pra ver que a pessoa está de aparelho ortodôntico. Popularmente, os Alinhadores Ortodônticos Transparentes são conhecidos como “aparelhos invisíveis”.

Tudo isso acontece pois em 1997, um americano chamado Zia Chisti, da California, decidiu insistir em uma ideia que já havia sido testada, porém sem grandes resultados. E foi assim que um alinhamento dos dentes a partir de um aparelho de plástico teve grande sucesso e revolucionou o mercado ortodôntico até então. Por algumas demoras de aprovações dos órgãos reguladores da saúde nos Estados Unidos a inovação só começou a ser comercializada no ano de 1999.

E se eu não fizer a correção do alinhamento?

dente-encavalado sem aparelho.jpg

Quando os dentes ficam muito desalinhados, tortos ou encavalados, além do que já citamos no início da matéria (possibilidades de proliferação de bactérias, aumento de cáries, mau hálito e outras doenças periodontais), também podem ocorrer problemas na função mastigatória, pela mordida muito desequilibrada. Outro problema relacionado é o de dores recorrentes na mandíbula por bruxismo (a condição de ranger os dentes ou fazer pressão apertando uns aos outros enquanto dorme), ou da soma de alguns fatores que o ortodontista consegue avaliar até mesmo alguma dor de cabeça possivelmente proveniente de desalinhamentos.

Temos também a necessidade de correção por a mandíbula estar desalinhada, o que pode significar que alguns dentes não estão na posição correta. Não podemos esquecer dos grandes espaços entre os dentes, o que causa desconforto visual e psicológico em várias pessoas e a correção com o ortodontista é 100% eficiente. Lembrando que estar bem consigo mesmo é primordial para uma saúde mental e que supostamente podemos evitar futuros problemas de auto estima, dando sim importância a beleza do sorriso.

tratamento-com-invisalign-ou-aparelho-fixo.jpg

Aqui na Menicucci Odontologia, um consultório voltado para atendimentos com as últimas tecnologias do mercado, trabalhamos com os aparelhos invisíveis da invisaling. Afinal, presamos por qualidade e segurança, mas sempre alinhados ao conforto e a inovação. Se você é de Brasília e ficou com alguma dúvida? Agende uma consulta para avaliar seu caso com nossa Ortodontista e venha conhecer a tecnologia dos Alinhadores Ortodônticos Transparentes. Clique no botão e vamos bater um papo.

Equipe Menicucci Odontologia

É de Brasília e ficou com alguma dúvida? Agende uma consulta.

Gostou da matéria:

Confira outras matérias importantes do site: Clique aqui

bottom of page