top of page

Você precisa mesmo de higiene bucal?

O acontecem se você não escovar os dentes e deixar de cuidar da higiene bucal?

sorria.jpg

Você já deve ter ouvido o antigo ditado: “A saúde começa pela boca.” Esse ditado não tem relação apenas ao tema alimentação, pois segundo especialistas do mundo inteiro, a higiene bucal é o melhor meio de prevenção contra gengivite, cáries e periodontite. Mas não para por aí, pois manter sua boca saudável é cuidar também do coração e do sistema digestório, por exemplo. E como já falamos em matérias anteriores aqui no site, os cuidados bucais te entregam uma melhor qualidade de vida.

A grande realidade é que as pessoas só procuram um dentista quando já estão com sérios problemas. E muitas das vezes, por incrível que pareça essas pessoas não cultivaram o hábito de higienização bucal diária. É aí que mora o perigo, pois o que a minoria das pessoas sabe é que faltar com esse hábito pode acarretar em muito mais problemas do que apenas os popularmente conhecidos. Veja a seguir algumas consequências da falta de higiene bucal a longo prazo.

Veja a seguir algumas consequências da falta de higiene bucal a longo prazo.

Problemas no coração

coração e dentes.jpg

Sim, você pode desenvolver problemas no coração se não cuidar dos seus dentes. Tudo isso pois uma infecção provocada por bactérias, que se inicia na boca, migra para o endocárdio (o revestimento interno do coração) resultando em uma inflamação conhecida como endocardite. Geralmente, essa doença é causada pela presença de cáries nos dentes e as bactérias em questão pegam carona na corrente sanguínea e se alojam no coração.

De acordo com o Instituto do Coração (INCOR), 40% dos casos de endocardite bacteriana, são provenientes da precariedade da saúde bucal.

perio-cardio.jpg

Problemas digestivos

mastigação e digestao .jpg

O que é pouco falado também é que a perda de dentes afeta direta e indiretamente a digestão. É meio obvio no meio cientifico, mas as vezes foge do entendimento popular por falta de informação. Afinal, a mastigação é a primeira fase da nossa digestão, e para que ela aconteça de forma positiva para o organismo, os alimentos devem ser bem mastigados para que as partículas sejam expostas ao suco gástrico e às enzimas, que terão o processo de digerir esses alimentos e absorver os nutrientes de maneira saudável e eficaz pela nossa mucosa intestinal.

processo da digestao.jpg

Essa é a grande questão, pois a mastigação insuficiente pode acarretar em problemas digestórios e/ou de absorção nutricional. Afinal são nossos dentes que fazem com que os alimentos não cheguem grandes e sim já triturados, potencializando a qualidade e eficiência do processo de digestão dos mesmos.

Um processo mastigatório ineficiente pode acarretar em desconfortos como gases, azia, queimação e também na má absorção de nutrientes como as vitaminas e minerais que são fundamentais nos dias de hoje. Ou seja, literalmente a saúde começa pela boca e a mastigação ineficiente ou incorreta por problemas dentários tem total relação com os fatores descritos aqui.

As cáries dentárias

causa-das-caries.jpg

A maioria das pessoas sabe que podem ocorrer cáries nos dentes por ser algo mais comum se tratando de problemas nos dentes e por ser um nome que já está na boca do povo – dos que se descuidam principalmente.  Mas como são formadas as cáries e o que são? Bom, a princípio as cáries são formadas geralmente por alguns fatores interligados, que são os dentes, as bactérias, os resíduos alimentares e também o tempo para os alimentos sofrerem os processos de fermentações.

É praticamente um trabalho maléfico em equipe, onde as bactérias encontradas normalmente em nossa boca, se esforçam para transformar os restos alimentares que estão grudados em nossos dentes, em ácidos. Assim começa o prejuízo se as pessoas descuidarem, pois estes ácidos, formados a partir de um processo de fermentação, atacam diretamente o esmalte do dente, corroendo-o e provocando a tão famosa cárie e também a inflamação da gengiva.

Lembrando do primeiro tópico, prevenir contra as cáries, ajuda também na prevenção contra a endocardite, pois as bactérias das cáries podem cair na corrente sanguínea, causando essa inflamação cardíaca.

coração e dentes - problemas cardiacos e boca.jpg

E como prevenir tais problemas?

cáries.jpg

O ideal é manter ou criar o habito correto de higienizar os dentes e a boca nos períodos corretos. Além disso é importante sempre ter uma periodicidade em avaliar sua saúde bucal com o dentista de 6 em 6 meses pelo menos. Assim, após uma breve avaliação, o mesmo te orientará sobre necessidades ou lhe parabenizará por estar cuidando realmente de você mesmo com excelentes hábitos.

 

Um dos nossos diferenciais aqui na Menicucci Odontologia é contarmos com uma avaliação feita com equipamentos de escaneamento digital, que propiciam diagnósticos muito mais eficientes, seguros e com uma simulação de resultados que trazem mais qualidade a segurança ao paciente. Sem falar do conforto que outras metodologias não te oferecem em seus tratamentos.

Equipe Menicucci Odontologia

É de Brasília e ficou com alguma dúvida? Agende uma consulta.

Gostou da matéria:

Entenda melhor a utilização da Odontologia Digital no vídeo:

bottom of page