top of page

A importância da saúde dos dentes no futebol

Qual a relação de performance esportiva e saúde bucal?

futebol e odonto2.jpg

Você sabia que, quando um jogador de futebol é contratado por grandes times, uma das primeiras avaliações, senão a primeira, para avaliar e direcionar o atleta, é o departamento odontológico? Sim, primeiro ou simultaneamente ao check-up médico obrigatório, o atleta é direcionado primordialmente ao serviço odontológico do clube em questão. Porque será? Leia para entender.

denteeeeee.jpeg

Se você acompanha as matérias do nosso site, já sabe que sua saúde bucal está diretamente relacionada com a saúde do organismo como um todo. E quando pensamos no atleta, com o avanço cientifico de hoje, conseguimos identificar sinais presentes na gengiva para ajudar a antecipar diagnósticos e até mesmo ajudar a melhorar a performance e recuperação de quem pratica atividade física.

Para você entender a quantas anda a Odontologia Esportiva, um excelente exemplo recente foi o caso de 2018, do jogador de futebol do Flamengo, Orlando Berrío, onde os dentistas trabalharam com uso de placa ortodôntica, visando contribuir com a recuperação de uma lesão no joelho.

Parece obvio, mas, a boca para o atleta é também parte importante para a performance. Afinal, além de ser a porta de entrada para a sua dieta, é também seu principal mecanismo de captação de oxigênio. Parece besteira, porem para atletas de alto rendimento, os mínimos detalhes fazem a diferença entre o primeiro e o segundo lugar. Pensando em detalhes, não apenas os dentes, mas todas as partes da cavidade bucal podem afetar a performance deles, atrapalhando ou potencializando o rendimento nos treinos, a respiração, a circulação e, até mesmo, as noites de sono que são fundamentais.

Atleta Orlando Berrio após cirurgia

4 principais problemas odontológicos 
que interferem no rendimento

HIIT.jpg

De acordo com vários especialistas, os 4 principais problemas que interferem no rendimento esportivo são:

  • Problemas na gengiva: sangramento e alteração de hálito, que através da corrente sanguínea, bactérias da boca que causam esses problemas podem atingir outros órgãos do corpo ou mesmo membros e articulações e gerar lesões ou mesmo, atrasar a recuperação de outras lesões. E claro, o incômodo causado pelas dores pode acabar afetando o treinamento e/ou a rotina de sono do atleta.

  • Problemas endodônticos: Os famosos de canais, como já falamos aqui no site. Eles afetam diretamente a performance através das dores e incômodas se não forem tratados adequadamente.

  • O Bruxismo: O bruxismo geralmente se manifesta através de alguns fatores como o estresse e consumo de álcool e/ou cafeína, podendo causar quebra de dentes, sensibilidade e dores de cabeça. E pelas dores e desconfortos, afeta a performance que, a exemplo dos problemas na gengiva, atrapalham o foco no treino e as preciosas noites de sono.

  • Desgaste por erosão e presença de cáries: Bebidas e alimentos ácidos como termogênicos, suplementos, shots de limão, alguns molhos para saladas e até mesmo o café, vinhos e também refrigerantes, danifica o esmalte dentário, e caso a escovação não seja feita adequadamente, a consequência é aumentar as chances de perder um dente, gerando problema nutricional, além de causar sensibilidade e dores;

Jogador cortado da seleção

E4m6VHkWYAIZbOR.jpg

Em outubro de 2021, o jogador Casimiro foi cortado da seleção brasileira de futebol temporariamente, por ser detectada uma infecção no seu dente. Sendo assim o jogador Douglas Luiz foi convocado para seu lugar.

Em relato na época, a seleção se pronunciou da seguinte forma: “Mantivemos contato com o Real Madrid e o jogador. Recebemos do clube os exames e informe médico mostrando processo infeccioso no dente siso com indicação de repouso absoluto e impossibilidade de treinamento nos próximos cinco dias”.

A saúde bucal é fundamental para nossas vidas, mas como o assunto é sobre performance de atletas, uma avaliação com o dentista pode detectar se existe má oclusão dentária, traumas orofaciais ou dentários, doenças periodontais, ausência dentária, problemas como dente siso, entre outros fatores que podem estar causando desde o comprometimento no processo de mastigação e trituração dos alimentos (que prejudica o máximo aproveitamento do processo nutricional, resultando em quantidade insuficiente de energia e até fadigas precoces da musculatura esquelética), até problemas que causam focos infecciosos, que podem determinar queda de até 17% no condicionamento físico e também podem aumentar o risco para algumas doenças coronarianas, como a endocardite bacteriana que já comentamos aqui no site.

longevidade dental.png

E a sua saúde bucal está em dias para torcer para a seleção Brasileira na Copa? Para dar toda a sua energia assim como os jogadores? Qual seu palpite sobre a participação do Brasil na copa de 2022?

E lembre-se que aqui na Menicucci Odontologia, trabalhamos com Odontologia Digital e temos os melhores profissionais de Brasília a sua disposição.   Se você é de Brasília e quer o melhor tratamento, clique no botão a seguir e saiba mais.

Equipe Menicucci Odontologia

É de Brasília e ficou com alguma dúvida? Agende uma consulta.

Gostou da matéria:

Confira outras matérias importantes do site: Clique aqui

bottom of page